Como instalar e configurar o novo Hamachi 2

Tutoriais

Avaliação do Usuário: / 55
PiorMelhor 

O que é o Hamachi: um programa que cria uma rede virtual (VPN) entre várias maquinas. Ele cria uma nova interface de rede na estação de ip 5.0.0.0 e você pode criar uma nova rede ou fazer parte de uma já existente.

O Hamachi é mantido pela empresa Logmein, seu uso não comercial é liberado, mas a rede vnp fica limitada a 16 máquinas. Na versão comercial paga é possível ter até 256 maquinas na vpn, pagando licença anual em torno de $ 200.

Muito usado para jogar pela internet, pois simula uma rede LAN doméstica, onde se uma maquina criar um server de Battlefield 1942, por exemplo, as outras poderam conectar no mesmo, como se fosse em uma rede doméstica ou dentro de uma Lan house, mas tudo pela internet.

Somos contra qualquer tipo de uso ilegal ou pirataria, logo recomendamos que use sempre as versões originais dos jogos. O hamachi é apenas para criar a VPN.

Pontos negativos: Sendo uma rede lan, uma maquina pode conectar na outra, através das pastas de compartilhamento do Windows, já que todas fazem parte da rede 5.0.0.0. Para evitar isso existe uma opção na instalação onde se desabilita que os serviços vulneráveis do Windows não passem pela rede do Hamachi.

Nova versão: Hamachi 2

Apartir de setembro de 2009 o Hamachi foi atualizado para a versão 2.

Agora temos dois níveis de uso: 

1- Básico: toda a configuração é feita com um cliente instalado da máquina windows. Também chamado client-only mod (unattached). A identificação da rede é feita por nome, como bflan por exemplo.

É indicado para criar redes rápidas, sem um efetivo gerenciamento e com algumas limitações.O maior problema da versão básica é que qndo voce cria uma rede, o gerenciamento da mesma fica vinculado a está máquina onde foi criada a mesma, se essa máquina é formatada, perdesse as informaçoes da rede, como a senha. Para o uso em jogos, o nível básico é suficiente.

Nesse modo o único tipo de rede que pode ser criada é a mesch, ou malha. Ideal para simular jogos em lan, pois todos os clientes ficam conectados com os demais, com broadcast entre todas as máquinas.

2- Avançado: a configuração das redes é feita usando interface web logando no site da logmein. Também chamado Web Management mod (attached). A identificação da rede é feita por ID único, no formato 090-171-163 por exemplo.

Aqui além das redes malha (mesh) pode-se criar também redes hub-and-spoke e gateway, para usos específicos.

As redes do hamachi básica e avançada são independentes entre si. Ou seja, se voce criar uma rede bf1942lan no mod unattached, não será criada a mesma no mod avançado (web). Pode inclusive existir duas redes com o mesmo nome, mas não se comunicam. 

 

  • Uso básico -  client-only mod:

1) Baixe o cliente hamachi para Windows aqui.

2) Execute o arquivo .msi:

Escolha linguagem de instalação: "Portuguese - Brazilian"

 

Aceite os Termos e Condições de uso (famoso atole-me please)

 

Escolha as opções de instalação:

Pasta de destino deixe o padrão: c:\Arquivos de programas\LogMein Hamachi\

Grupo Menu de programas deixe LogMeIn Hamachi

 

3) Configuração do cliente Hamachi. 

Após a instalação temos a tela do cliente. O hamachi vem desligado, clique no botão ligar

 

Tela de registro do cliente. Cada máquina com o hamachi tem um ip único nessa rede, com faixa 5.0.0.0. Escolha o nome do cliente, que pode ser o nome da estação.No exemplo foi colocado phenom X3.

 

Agora vamos criar uma rede nova. Clique na aba rede - Criar uma nova rede em malha.

Com o cliente unattached, o único tipo de rede que pode ser criada é a em malha ou mesch. Suficiente para jogos em rede.

Para redes hub-and-spoke e gateway é necessário usar a opção avançada ou attached, clicando na aba sistema - conectar à conta do Logmein

 

Nessa tela "criar rede em malha" o ID da rede é o nome da mesma. No exemplo usei merdeiros-lan.

Senha da rede coloque uma forte, não use a que coloquei...  :-)

Note que abaixo aparece a opção "Log in", esta opção é para logar no site da Logmein e criar uma rede avançada.

 

Rede configurada, observe o ip 5.41.112.96, esse é o ip único da rede hamachi desta máquina. É esse ip que vc tem que passar para os seus companheiros de jogatina quando montar um server local em seu pc.

 

Clique com o botão direito na rede merdeiros-lan e escolha "Definir acesso"

A tela que abre é essa abaixo "Acesso à rede". Aqui configuramos as opçoes de segurança da rede.

Em "Lacre global", marcando a opção "Não aceitar novos membros na rede", ninguem consegue entrar mais nessa rede vpn.

Em "Senha da rede", deixe marcado a opção "Exigir senha para entrar na rede". Nunca deixe a rede sem senha.

Em "Aprovação manual" marque "Aprovar todos os novos membros manualmente"

 

No cliente hamachi clique em Sistema - Preferências: abre a tela abaixo "Status and Configuration"

Aqui são as configurações, marque a oção "Perto da bandeja do sistema" para que quando clicar no botão fechar do cliente ele vá para a bandeja do sistema ao lado do relógio.

 

4) Configurando o Hamachi para passar pelo firewall do modem ADSL (opcional)

Quais as portas usadas pelo hamachi?

Portas usadas para conectar com o servidor central do hamachi:

  • TCP 12975 (initiator port)
  • TCP 32976 (session port)

Se portas acima não puderem ser usadas para estabelecer uma conexão, o Hamachi2 ira tentar usar SSL (TCP 443). 

As portas acima são usadas para estabelecer conexão entre o cliente e o server central hamachi. As portas usada entre os clientes (peers) pode ser qualquer porta UDP (randomico), pois isso depende do sistema operacinal windows.

Então se alguma aplicação não funcionar é o caso se fixar essa porta entre os clientes. Fixe uma porta alta, como a 5800 por exemplo, para o hamachi poder passar pelo seu firewall (modem adsl). Depois é só liberar essa porta no modem para o ip da rede interna do Windows, que deve ser 192.168.1.2 ou 10.1.1.2, dependendo do modelo de seu modem. Isso é necessário para alguns jogos, como por exemplo o Age 2, que não funcionam direito quando a porta do hamachi não está fixa nem liberada no modem.

No cliente vá em Sistema - Preferências - Configurações avançadas. Procure a opção Conexões de pares - Endereço UDP local e endereço TCP local.

Primeiro configure a porta UDP, colocando no campo valor o seu ip hamachi (5.41.112.96) e ao lado o numero da porta 5800. Clique em "Definir"

 

Agora configure a porta TCP na opção "Endereço TCP local"

Agora é ir na configuração do seu modem ADSL e fixar a porta 5800 para a estação Windows. Isso depende de cada modem mas no site abaixo tem a dica de como fazer. Ignore a primeira parte, pois é da versão antiga do hamachi, que usava a opção "Magic Option" para liberar a porta.

http://portforward.com/english/applications/port_forwarding/Hamachi/Hamachiindex.htm

Escolha o modelo do seu modem, no caso usarei o 3COM 3CRWDR101A-75:

http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/3com/3CRWDR101A-75/Hamachi.htm

Monsenhor

 

Battlefield 2

Logotipos e marcas são propriedades de seus donos. Os comentários são responsabilidade de seus autores. Todo o resto propriedade de Injustos Clan 2008 - 2013. Desenvolvido usando Joomla.
JoomlaWatch Stats 1.2.9 by Matej Koval